Publicado em Deixe um comentário

Está preparado(a) para a primavera?

À medida que nos aproximamos da primavera, estamos a prever que possa existir uma tempestade perfeita de fatores que, se se alinharem, podem conduzir a um potencial fluxo de veículos para as oficinas.

Os meses da primavera de 2021 têm, mais do que qualquer outro, o potencial de ser um momento-chave para as oficinas, com uma série de fatores a pressionarem na mesma direção para criar uma época do ano atarefada para os mecânicos.

Os dados da UE e da EFTA mostram que os novos registos atingiram geralmente o seu nível mais elevado em março, abril e maio nos últimos 5 anos, o que significa que a revisão anual, os testes de valorização do veículo e os check-ups provavelmente cairão no aniversário da compra do veículo original.

Estes dados reforçam o relatório de veículos com maior número de revisões da Autodata, que demonstra que março foi o mês mais popular para revisões e reparação de veículos em 2018 e 2019, pois os mecânicos invocam as especificações e instruções de que precisam para testar e reparar um veículo para o colocar novamente na estrada.

2021 também traz o aspeto único da COVID-19 como suscetível de influenciar as marcações. A pandemia forçou diversos governos a permitir que os condutores atrasassem as revisões de veículos exigidas legalmente, após a data de vencimento original e esses testes e revisões atrasados começarão provavelmente a ser marcados nas oficinas nos próximos meses.

Com programas de vacinação sem precedentes a decorrer em todo o mundo, os governos estão ansiosos para relaxar as medidas rígidas de bloqueio, reabastecer a economia e voltar a trazer os trabalhadores para os escritórios. Com os trabalhadores ainda cautelosos relativamente à utilização dos transportes públicos, existe atualmente uma tentação maior de conduzir até ao trabalho. Mas para muitos trabalhadores em casa, ter os seus veículos estacionados e com pouca utilização durante longos períodos de tempo, especialmente durante os meses de inverno, acarreta a probabilidade elevada de problemas que exigem verificação e uma revisão de segurança completa por parte da oficina.

As entregas ao domicílio aumentaram significativamente como resultado da pandemia. A Autodata notou um aumento de 19% nos pedidos de dados de revisão VCL entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2020 à medida que os serviços de entrega online se expandiram, todos eles agora a atingir o seu primeiro aniversário e a exigir a atenção da oficina.

Assim, para ajudar na preparação, listámos as principais operações que os nossos dados nos dizem que poderá enfrentar se tudo estiver alinhado para um período de primavera atarefado.

Operações-chave em termos de revisão na primavera

Ar condicionado

Os veículos estacionados durante longos períodos atraem a humidade que pode corroer as válvulas do ar condicionado. As vedações de borracha também se podem degradar com o tempo, sem uma utilização regular. O módulo de ar condicionado da Autodata contém informações do sistema, esquemas de disposição e esquemas elétricos para ajudar os técnicos nas revisões e reparações.

Bateria

Em condições normais, os veículos devem funcionar pelo menos uma vez por semana para evitar a degradação da bateria. O tempo frio pode piorar ainda mais o desempenho da bateria e os acionadores de arranque existentes podem prejudicar a vida útil da bateria a longo prazo. Considere oferecer ao seu cliente uma substituição antecipada da bateria, especialmente se o veículo não tiver sido usado durante o inverno. O módulo de bateria da Autodata inclui informações sobre como desligar e ligar a bateria – cada vez mais importante com mais veículos ligados.

Limpa para-brisas

Para além do desgaste provocado pelo uso durante os meses de inverno em vidros congelados, os limpa para-brisas partem e degradam-se com o frio. As escovas do limpa para-brisa devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano ou quando as mesmas já não fizerem contacto com a superfície do para-brisa.

Rodas e pneus

Com muitas bombas de enchimento de pneus alimentadas pelo fornecimento de 12V do carro, os proprietários de veículos a trabalhar a partir de casa provavelmente irão negligenciar a pressão dos pneus, com medo de descarregar a bateria, o que pode levar a um maior desgaste dos pneus e até mesmo a danos na estrutura interna. Também pode desencadear os sistemas de monitorização da pressão dos pneus, o que pode exigir reiniciar as ferramentas de diagnóstico. Embora as autoridades locais tenham, em alguns casos, usado o confinamento como uma oportunidade para reparar estradas, os buracos causados pelo inverno também podem danificar os pneus e as suspensões das rodas podem ficar desalinhadas. Verifique se os pneus dos seus clientes estão seguros e se a sua geometria está correta. O módulo de alinhamento das rodas dedicado da Autodata inclui um guia abrangente relativo a assuntos como ângulo de inclinação, altura de circulação, pneus e procedimentos de ajuste, enquanto que os pneus e os módulos do sistema de monitorização da pressão dos pneus mostram as pressões corretas para cada tamanho de roda e procedimentos especiais relativos ao reiniciar dos sistemas de monitorização da pressão dos pneus.

Suspensão

Os buracos são causados pela expansão da água que congela nas fendas da estrada. Os veículos que passam sobre as fendas fazem com que fiquem mais profundas e as mesmas podem causar danos aos pneus, às ligas, às molas, aos componentes da suspensão e alterar os alinhamentos das rodas, tornando essas áreas de verificação obrigatória quando os veículos entram nas oficinas para a revisão da primavera. Os veículos que tiveram uso limitado durante o confinamento também podem apresentar falhas na suspensão devido a fissuras e corrosão – a Green Flag comunica que tal é especialmente perigoso em áreas próximas da água salgada, que pode enfraquecer gravemente uma mola se existirem fissuras no revestimento de plástico.
A Autodata fornece às oficinas os dados técnicos necessários para fazer a revisão, a manutenção e a reparação de 99% dos veículos que circulam nas estradas. Se não procedeu à instalação da Autodata, o seu primeiro mês está disponível a um preço reduzido.

@autodata-group.com

mais informações: clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *